Ações e resultados

desenvolvidos na  Fábrica  Esperança

Inclusão Educacional e Cultural

Possui como objetivo contribuir ao retorno do egresso ao ensino formal, para elevação do nível de escolaridade para melhor qualificação profissional às exigências do mercado de trabalho e também pretende possibilitar vivências culturais a fim de proporcionar a valorização individual e grupal, resgatando a auto-estima e melhoria da qualidade de vida.

 

Formação Profissional

Objetiva incentivar os(as) colaboradores(as) a adquirirem novos conhecimentos na área de atuação, normas, procedimentos organizacionais, relacionamento profissional e interpessoal através de cursos, treinamentos e palestras.

Assistência Social

Proporciona acesso aos programas, projetos e serviços de Assistência Social, garantindo maior qualidade de vida aos egressos e familiares em situação de vulnerabilidade social, além de contribuir ao fortalecimento dos vínculos e convívios familiares e promover o acompanhamento biopsicossocial.

Saúde e Qualidade de Vida

Possibilita acesso a programas, projetos e serviços de saúde, para garantia de uma vida saudável, além de promover a prevenção e redução do consumo e/ou dependência de álcool e outras drogas.

 

Acesso a Justiça

Garante o acompanhamento jurídico para efetivação do direito de acesso a justiça, dialogando com o Poder Judiciário e demais serviços jurídicos como: Defensoria Pública e Ministério Público. O serviço jurídico do Projeto visa garantir os benefícios além das orientações jurídicas em geral. 

Gerando Emprego e Renda

A maior contribuição do projeto Fábrica Esperança, além dos programas de educação, saúde, assistência social é a possibilidade de gerar empregos para nossos colaboradores e renda para seus familiares em uma de nossas unidades produtivas ou nas unidades de serviços.

Evolução de postos de trabalho:

Dez/2006: 131 postos de trabalho

Dez/2007: 113 postos de trabalho

Dez/2008: 257 postos de trabalho

MAIO/2009: 275 postos de trabalho

Crescimento em mais de 100% em empregos desde sua Inauguração!

MAIO/2014: 273 postos de trabalho

O novo Homem a nova Mulher

A Fábrica Esperança trabalha na formação de um novo homem e de uma nova mulher: capacitados profissionalmente, com emprego digno, com uma renda fixa e como retorno a sua educação. Sabe-se que muitas pessoas, infelizmente, se têm a imagem do “ex-presidiário” como um indivíduo inseguro e sem capacidade de realizar boas atitudes e sem condições de mudar de vida. Por isso, o projeto Fábrica Esperança com a execução dos diversos programas traz resultados exitosos desde 2006 contribuindo para a quebra desse paradigma preconceituoso. A Fábrica Esperança junto com parceiros, fornecedores, familiares dos colaboradores e a sociedade em geral que recebem o serviço dessas pessoas, buscam um novo horizonte, um olhar diferente e acolhedor para essas que querem mudar de vida.

Uma Nova Chance

Após passar um período no projeto Fábrica Esperança se profissionalizando o colaborador estará apto a ser empregado em empresas que podem disponibilizar vagas. O objetivo maior do projeto Fábrica Esperança é inserir no mercado de trabalho formal e informal os egressos, albergados e familiares atendidos pelo projeto Fábrica Esperança dialogando com empresariado e a rede de serviços existente. Outra alternativa é fomentar o empreendedorismo entre nossos colaboradores apoiando iniciativas para a criação de associações e/ou cooperativas.

 

O Resultado

Em 2006 a reincidência era de 7,19% de um total de 153 egressos, e até o final do primeiro trimestre de 2014 caiu para 0,39% de um total de 257 egressos atendidos, que não retornaram para a criminalidade e violência na sociedade.

Associação Polo Produtivo Pará - Fábrica Esperança

Rua Antônio Barreto, 714 | Umarizal | Belém/PA | Brasil | Cep.: 66060-020

Telefones: (91) 3039-7989